toldi

Cachoeira do Toldi – São Bento do Sapucaí

A cachoeira do toldi é considerada pelos nativos como a mais bonita da região, com 200 metros de queda abundante e uma vista fantástica no mirante que fica no topo da cachoeira. Existe também um pequeno mirante na estrada, no qual e possível ver ao longe a parte mais alta da cachoeira, mas vale muito a pena fazer a trilha e ver de perto!

20286925_2027380337490778_548857837656390253_o 20233090_2027382074157271_2993071526840817107_o

Acesso: Trilha.

Localização: Estrada do Paiol Grande, Km 13, s/n, São Bento do Sapucaí – SP

Tempo: Cerca de 40 minutos de ida (fomos devagar, tirando fotos pelo caminho), e a volta durou cerca de 30 minutos.

Grau de Dificuldade: Baixo. Fizemos a trilha toda sem roupas adequadas e sem nenhum equipamento, e foi super tranquilo.

Dificuldades:

Subida: Quem não está acostumado a fazer trilhas pode sentir-se cansado (a), pois a trilha é uma grande subida, e em dias chuvosos pode ficar muito escorregadia.

Sinalização: A trilha não e bem sinalizada; após subirmos quase toda a trilha, nos deparamos com um pequeno portão de madeira fechado no meio do caminho. Para acessar o restante do caminho, passamos pela lateral do portão e ficamos sem saber se deveríamos ir para a direita ou para a esquerda. Decidimos ir pela direita porque fomos acompanhando o barulho da cachoeira, e assim conseguimos chegar.

Dicas:

Leve comida e água para a trilha: Afinal, pode bater aquela fome durante a trilha, na ida ou na volta.

Faça um piquenique no mirante: No topo da cachoeira tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego! Nada melhor do que fazer um piquenique, não é mesmo? Veja a foto a seguir:

Cachoeira do Toldi 20233121_2027380730824072_5048157696293994067_o

Cachoeira contemplativa: Não vá pensando em tomar aquele banho de cachoeira, pois não é própria para banho. A Cachoeira do Toldi é como uma série de cachoeiras menores que descem por enormes “blocos” de pedra, ou seja, é uma descida enorme e durante a trilha podemos ver de perto partes da cachoeira, mas não tem como banhar-se na mesma.

Cachoeira do Paulinho: No início da trilha par ao Toldi, ha uma sinalização para a Cachoeira do Paulinho. Fomos nessa cachoeira já na volta da Cachoeira do Toldi. Essa Cachoeira do Paulinho é super pequena, uma mini queda d’água, mas vale a pena conhecer porque o acesso é muitíssimo rápido e fácil. Veja na foto a seguir: